Após o órgão antitruste da França aplicar uma multa de 500 milhões de euros (equivalente a R$ 3 bilhões), o Google divulgou que irá recorrer à pena. O motivo da penalidade é devido a pagamentos de direitos autorais envolvendo a empresa.
Essa multa também envolve a pressão da União Europeia em empresas como o Facebook e Google. Os países do bloco pedem que seja repassado a todas as ‘Big Techs’ parte das receitas ganhas utilizando notícias dos meios de comunicação local.
O diretor geral do Google na França, Sebastien Missoffe, disse ”Discordamos de vários elementos legais e acreditamos que a multa é desproporcional aos nossos esforços para chegar a um acordo e cumprir a nova lei”.
Segundo a companhia, está-se fazendo de tudo para conseguir resolver o caso e a empresa expandirá aos 1.200 veículos de ofertas e também explicar os aspectos de contratos.
O órgão antitruste da França deu em julho para o Google um prazo de dois meses para serem apresentadas as novas propostas às agências de notícias locais. Caso a empresa são faça isso, irá receber multas diárias que custam 900 mil euros (equivalente a R$ 5,5 milhões).
Nesta quarta-feira (1), foi registrado o novo recurso do Google que também irá ser julgado em um tribunal localizado em Paris. Mesmo com essa ação, isso não impedirá a empresa de pagar a multa.