Em menos de 48h após Talibã tomar a cidade de Cabul, no Afeganistão, o porta-voz do Facebook anunciou nesta terça-feira (17) que qualquer conta e conteúdos que apoiem a organização serão banidas da plataforma. E assim será também não permitidos tipos de conteúdos tanto no Facebook quanto no WhatsApp e Instagram.
O porta-voz disse em uma entrevista à Fast Company, que por lei, nos Estados Unidos o Talibã é reconhecido como uma organização terrorista, sendo este o principal motivo do banimento nas plataformas.
E concluiu ”Também temos uma equipe de especialistas dedicada no Afeganistão, são fluentes e nativos de dari e pashto e tem conhecimento do contexto local, ajudando a identificar e nos alertar sobre questões emergentes na plataforma”.
Com o passar do tempo, o Facebook vem trabalhando para que os conteúdos sensíveis de sua plataforma sejam controladas e disseminar fake news.
Já o WhatsApp, por conta da tecnologia de criptografia ponta a ponta, a empresa não consegue até o momento ter acesso às informações que são compartilhadas. Segundo o porta-voz, caso seja descoberto que o Talibã está utilizando canais da plataforma, serão tomadas as medidas cabíveis.