Nesta semana foi aprovado na Comissão de Constituição do Senado Federal do Brasil (CCJ) um projeto de lei que visa proibir até 2030 a circulação e venda de carros movidos à gasolina e diesel em todo território nacional.
Agora só falta a Comissão de Meio Ambiente, a CMA do Senado aprovar o projeto para se entrar em vigor esta nova regra. Este projeto foi criado pelo senador Ciro Nogueira do PP-PI, que por sua vez em discurso, afirmou estar em prol do meio ambiente e sabe como veículos movidos a combustível fóssil são prejudiciais e responsáveis por um sexto da emissão de CO2 na atmosfera.
Fora da realidade brasileira?
Este tipo de regra não é tão realista quanto parece, hoje mesmo a própria ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) disse que está decisão é inviável à realidade do Brasil.
Se for proibida a venda e produção de carros à combustão não haverá mais vendas de nenhum automóvel no Brasil, já que carros elétricos como os da Tesla, são proporcionalmente fora de orçamento quando se trata de comparar o preço com a realidade da vida financeira de um brasileiro.