Principais Notícias

Neuralink: Chip conectado ao cérebro, veja o futuro

Elon Musk , CEO da Tesla e SpaceX afirma: A única salvação para a humanidade é se fundir com as máquinas!

 Fundada em 2016, na Califórnia, como uma empresa de pesquisa médica para auxílios aos paciente em tratamento através da inteligência artificial (IA), a Neuralink  lança um projeto de chip conectado ao cérebro com o objetivo de estreitar a relação dos seres humanos com as máquinas.

O mais recente projeto do executivo é polêmico e bem futurístico, mas promete democratizar  o acesso à inteligência artificial, visto que um dos seus maiores medos é que algum dia uma “inteligência do mal” possa apagar a inteligência humana.

Essa preocupação é tão grande que ele criou outra empresa para pesquisa de IA para diferentes possibilidades, a fim de solucionar essa dor.

Chamado de N1, o chip mede 4 mm por 4 mm e conta com 1024 eletrodos capazes de detectar a atividade cerebral de um ser humano. Cada um desses eletrodos medem menos que um fio de cabelo humano, portanto, quando inserido, não causam nenhum tipo de dano no tecido cerebral.

Em 2012, esse tipo de ideia já vinha sendo usada para o tratamento de pacientes com doença de Parkinson, mas o chip só continha 10 eletrodos.

Há muita especulação e poucas provas da eficácia do N1, mas Musk confimou que fará uma apresentação no dia 28 de Agosto (às 19h do horário de Brasília), sem detalhar muito em suas redes sociais.

O que todos esperam é ver uma demonstração ao vivo do chip instalado em um humano e o que o mesmo é capaz de fazer!

Fonte:

Ricardo Neto
Editor e Redator do portal Twimber.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *