Nesta quinta-feira (3), o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) adquiriu 400 aparelhos celulares de última geração para uso destinada à promotores e procuradores de justiça.
O valor do orçamento foi de R$ 2,2 milhões, já que todos as 400 unidades são aparelhos de última geração. Esta lista é composta por iPhone 11 (Apple), Galaxy S20 (Samsung) e Galaxy S10 (Samsung), o que chama mais a atenção é que mais de 50% desta lista é composta por iPhones, ou seja mais de 200 unidades dos aparelhos da Apple, dando uma pequena leve impressão de exagero.
Segundo o MPMT, todos os laptops destes servidores públicos citados tiveram sua garantia expirada, além de outros contratos com empresas que também se esgotaram. Uma grande justificativa para a aquisição destes novos aparelhos, que desta vez substituíram os notebooks e computadores. Por serem mais modernos, seguros à ataques cibernéticos e práticos para uso no dia a dia.
Em nota divulgada, o Ministério afirma “O trabalho remoto tem avançado cada vez mais nos órgãos e instituições do sistema de Justiça, incluindo o Ministério Público, exigindo dos promotores agilidade e versatilidade em sua atuação institucional, realizando despachos e outros procedimentos fora de seus locais de trabalho. É cada vez maior, por exemplo, o número de audiências judiciais e extrajudiciais realizadas de forma virtual, fenômeno que se intensificou ainda mais com a pandemia da Covid-19”.
Em relação à quem irá adquirir estes novos aparelhos, estão procuradores de justiça, promotores recém aprovados no concurso público que tomarão posse em 2021.