Últimas Notícias

Embraer é alvo de hackers via ransomware, e nega resgate oferecido

Na semana passada a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) reportou que um grupo de hackers invadiu seus sistemas e roubou arquivos e dados confidenciais da empresa. E neste domingo (7), o site ZDNet afirmou em uma notícia que os mesmos invasores estão vazando estes mesmos dados privados na internet.

O vazamento destes dados pelo grupo é consequência de uma negação da empresa em pagar um ‘resgate’ solicitado. Diversos destes dados estão sendo vazados em um site da ‘dark web’, onde nele estão outros diversos arquivos vazados, casos que usam o mesmo ataque via ‘RansomEx‘ (ou Defray777), ou seja, um ransomware, tipo de malware (software malicioso) que os hackers usam para fazer as vítimas pagarem um resgate. São eles os mesmos métodos utilizados pelos hackers que invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro deste ano.

Caso a empresa (vítima) negue o a oferta de resgate, o sistema fica sob domínio dos invasores por um tempo indeterminado (Imagem: Tech.co/Reprodução)

Entre os dados vazados, podemos citar fotos de simulações de voo, registros de funcionários da fabricante, contratos comerciais e o próprio código-fonte que afeta a autenticidade dos funcionários e servidores da Embraer, que também não conseguiu identificar nenhuma presença de ransomware e nem de dados de invasores. A ZDNet teve acesso aos dados vazados na ‘dark web’, veja a captura de tela divulgada:

Dados da Embraer vazados em um site hospedado na ‘dark web’ (Imagem: ZDNet/ Reprodução)

Até o presente momento a 3ª maior fabricante de aviões do mundo, não se posicionou a respeito dos vazamentos, mas uma nota poderá ser divulgada em breve pela administração da empresa.

Fonte: ZDNet 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *