O Brasil está prestes a começar a fabricar uma vacina 100% brasileira, com investimento e insumos totalmente nacionais. Pesquisadores da Universidade do Paraná (UFPR) que estão desenvolvendo a vacina, depois de passar por testes em animais, depois irá para testes humanos.
Um fato é que a UFPR está usando uma técnica diferenciada das outras instituições afora. Por exemplo uma vacina conhecida é a AstraZeneca feita juntamente com a Universidade de Oxford e a russa Sputnik V, onde ela usa o vírus modificado é enfraquecido.
Enquanto nossa universidade está usando uma substancia chamada polihidroxibutirato (PHB), ele é um polímero produzido por bactérias. Os cientistas da universidade pretendem cobrir o PHB com uma proteína, a Spike, a qual é responsável pela interligação entre o corona vírus e as células humanas.
Quais benefícios isso traz para o Brasil?
O principal, é a oportunidade de produzir a quantidade necessária para a população, sendo menos um país que não precisará da vacina, dando oportunidade para países que necessitam urgentemente. Também poderemos vender as vacinas como a China faz com a maioria de seus imunizantes, e poder levantar a economia que passa por dificuldades.