O anuncio da atualização do Termo de Serviço e da Política de privacidade do WhatsApp gerou muita polemica no inicio do ano e acabou gerando muita confusão entre os usuários.
No Blog do WhatsApp eles estão tentando esclarecer todas as dúvidas geradas com o anuncio da atualização e no dia 18 de fevereiro de 2021 incluíram mais informações.
Informam que estão desenvolvendo novas maneiras opcionais para os usuários conversar com as empresas e realizar compras pelo WhatsApp e garantem que as conversas serão sempre protegidas por criptografia de ponta a ponta e que ninguém poderá ler ou ouvir o conteudo.
Assim começaram a usar o recurso de Status para compartilhar com os usuários os princípios e atualizações no próprio WhatsApp. Nas próximas semanas será exibido um aviso no WhastApp anunciando mais tempo para ler a atualização e fornecendo mais informações para esclarecimento das dúvidas.
Já aproveitaram para explicar como é possível oferecer gratuitamente o aplicativo para os usuários: “Todos os dias, milhões de pessoas conversam com empresas no WhatsApp, já que é mais fácil do que fazer uma ligação ou trocar e-mails com os atendentes das empresas. O serviço de atendimento ao cliente no WhatsApp é cobrado somente das empresas e nunca dos clientes. Alguns recursos de compra e venda são integrados ao Facebook para que as empresas possam gerenciar seus estoques em diversos aplicativos.”
Eles mencionam ainda que entendem que os usuários queiram testar outros aplicativos de mensagem e que os concorrentes afirmam que são melhores por terem acesso a menos dados do que o eles. Mas acredita que os usuários estão buscando aplicativos seguros e confiáveis, mesmo que para isso seja necessário que o WhatsApp tenha acesso a dados limitados.
No site do WhatsApp na opção Segurança eles mencionam que algumas empresas a partir de 2021 podem escolher o Facebook para armazenar e responder mensagens de clientes de maneira segura.
Como escolher o aplicativo de mensagem seguro?
Segundo especialista, Fabio Assolini, nosso analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, é necessário alguns quesitos:
- ID único sem basear em numero de telefone. O uso do número do celular como credencial de acesso (ID), essa informação é publica perigoso porque qualquer um pode ter acesso;
- Implementação do fator duplo de autenticação, pois forma de autenticação por SMS, mensagens podem ser interceptadas;
- Criptografia ponta a ponta;
- Cuidado com ofertas de aplicativos gratuitos, mas na verdade o pagamento e lucros são gerados pelo consumo das informações pessoais do usuário;
- Ter instalado uma solução de segurança no aparelho celular;