Então, você finalmente decidiu seguir nosso conselho e criar senhas fortes? Veja dicas para você começar a utilizar gerenciador de senhas.
Senhas são chatas, mas essenciais! É sua primeira linha de defesa. (AVG.com)
Não precisa ser nenhum hacker com muita experiência para descobrir em minutos as credencias de algumas redes sociais de vítimas desavisadas. Está tudo na internet, só é necessário um tempo para pesquisa.
Já comentamos que uma das recomendações é utilizar um gerenciador de senhas, que nada mais é que um site ou serviço que armazena em cofres seguros suas senhas, facilitando assim a autenticação.
Vazamentos de dados está sendo comum atualmente, imagine que você utiliza a mesma senha para todos os seus cadastros. O que acontece se o banco de dados de uma loja virtual que você fez o cadastro foi hackeado? Imagine que a senha que você colocou seja a mesma senha do seu perfil do Facebook!! Pronto está feito o estrago.
Por isso é extremamente importante você ter senhas diferentes para cada cadastro, mas ai vem o grande problema: Como vamos lembrar de tantas senhas? Vou criar um arquivo texto com todas as credenciais e senhas. Essa é a pior decisão que você poderia ter tomado.
É ai que os gerenciadores de senhas entram na jogada. Com eles você não precisa memorizar todas as credenciais e senhas ou anota-las em post-it, o que te deixaria exposto para qualquer pessoa roupar suas senhas.
Não, gerenciadores de senhas não são perfeitos!! É importante a senha mestre seja forte. (AVG.com)
Uma pesquisa rápida achei uma opção interessante de gerenciador de senha gratuito: Bitwarden. Ele já passou por uma auditoria de segurança completa em 2018 pela empresa de segurança Cure53 e em 2020 passou por uma avaliação completa de segurança pela empresa de auditoria Insight Risk Consulting. Leia o relatório.
Quais são os recursos do Bitwarden:
- armazenar não apenas senhas, mas também notas seguras, cartões de crédito e identidades;
- suporta autenticação em duas etapas (2FA);
- gerador de senha embutido;
- armazenar itens ilimitados;
- sincronizar em todos os dispositivos sem limites;
- funcionalidade de importação e exportação de senhas (suporta a importação de uma grande lista de gerenciadores de senhas);
- preenchimento de formulário em navegadores, inclusive no celular;
- opcional: auto-hospedar seu próprio servidor;
- Não requer conexão com a Internet para acessar senhas na versão Desktop;
- Código aberto.
Quais são as maneiras de acessar suas senhas armazenadas no Bitwarden:
- Aplicativos de desktop para Windows, macOS e Linux;
- Extensão do navegador da web para Google Chrome, Mozilla Firefox, Vivaldi, navegador Tor, Opera, Safari, Microsoft Edge e Brave;
- Aplicativos móveis para Android e iOS;
- Carteira virtual, acessível com qualquer navegador da web;
Conclusão
Um gerenciador de senhas sozinho não irá fazer milagres, se sua senha mestre for fraca você irá deixar todas as suas contas vulneráveis. Também é importante combinar com um bom antivírus, pois alguns malwares em seu dispositivos podem capturar a tela ou as teclas digitadas. Importante também colocar no próprio gerenciador de senhas uma autenticação de dois fatores. Não existe segurança perfeita, apesar das falhas o gerenciador de senhas te coloca muito a frente em termos de segurança, o que diminuiu o risco de ser vitima de uma invasão.