Nesta semana, foi feito o primeiro estudo na emissão de combustível sustentável para os aviões comerciais. O principal objetivo desta pesquisa, é poder estar utilizando combustível mais limpo, para não gerar um impacto no ar. Este projeto esta sendo desenvolvido pelas companhias como Rolls-Royce e Airbus, e também pela fabricante de combustível Neste.
Segundo Steven Le Moing, que é diretor do programa de Novas Energias da Airbus, este projeto, pode estar reduzindo a emissão de poluente.”Atualmente, os aviões para funcionar é preciso ter uma mistura de 50% de SAF (Sustainable Aviation Fuel) e querosene fóssil; e com esta parceria será possível entender com os motores de turbina a gás, que precisam utilizar 100% do combustível sustentável”, disse o diretor.
Nesta semana, foram feitos alguns testes nas turbinas, na França. O avião utilizado para teste foi um A350-900, usando os propulsores Rolls-Royce. Foi realizado o primeiro voo, para poder estar testando como o combustível SAF vai lidar com os sistemas no avião, e também ver se a emissão de partículas, e se isso pode estar impactando o meio ambiente
O Jonathan Wood, vice-presidente da NESTE na Europa diz que, o combustível sustentável para aviação, que é produzido pela empresa, pode reduzir até 80% na emissão de gases, efeito estuda, oque é uma mudança grande comparado aos combustíveis fosseis.
Às três parcerias, estão seguindo o ritmo da empresa Boeing, que anunciou que promete estar tornando seus aviões comercias, compatíveis aos combustíveis 100% sustentáveis até 2030