No último domingo (25) a NASA confirmou que o helicóptero autônomo Ingenuity realizou o seu terceiro voo feito em Marte com sucesso.
A decolagem do helicóptero foi feita às 5h31 da manhã (horário de Brasília), o drone sumiu a uma altitude de 5 metros, a mesma feita no voo anterior, mas desta vez o drone ficou por 8 segundos. O primeiro voo do Ingenuity foi feita no dia 19 de abril.
No domingo, o helicóptero deslocou por 50 metros e sua movimentação foi capturada por uma câmera localizada na parte lateral do Rover Perseverance, e as fotografias foram enviadas para à terra através de satélites.
Os pesquisadores do Jet Propulsion Lab da NASA, são os responsáveis pela criação dos robôs, estão muito empolgados com os resultados que os voos vêm apresentando. O próximo voo não tem data definida para acontecer.
Comunicado feito pela agência, mostra que os dados confirmam as ”capacidade crítica vai permitir que a edição de uma dimensão aérea em missões futuras à Marte”. Isso quer dizer que Ingenuity não será o único a voar em Marte, e futuramente muitos outros veículos irão sobrevoar o Planeta Vermelho.