Neste final de semana uma cidade canadense ficou sem internet durante 36 horas, e segundo a CBC a motivo disso acontecer, foi uma colonia de castores que roeram cabos de fibra ótica, no momento que estavam procurando materiais para estar construindo sua represa.
O porta-voz provedor de internet Telus, Liz Sauvé, explicou que após o tupo protetor de quase 12 centímetros ter sido mastigado até chegar aos cabos, os roteadores derrubaram o sinal de internet de 900 residencias localizadas no Tumbler Ridge.
Este fato ocorreu por volta das 4 da manhã de sábado (24), e também as servições de telefonia celular foram interrompidas. A internet voltou ao normal apenas no domingo, por volta das 15h30, após a equipe da Telus ter trabalhado durante toda a noite para resolver o problema.
Foi explicado por Sauvé que a equipe seguiu a trilha dos cabos até chegar em uma barragem de castores, e foi relatado que a equipe ”cavaram no subsolo ao longo do riacho para estar alcançando nosso cabo, que esta, enterrado a uma profundidade de um metro e esta protegido por um conduíte de 4.5 polegadas de espessura”.
Após o tubo sendo uma espécie de ”couvert” de 12 centímetros, e os castores decidiram estar mastigando vários pontos do cabo. Como estava na fase inicial da primavera no Canadá, foi preciso que as equipes utilizam-se equipamentos especializados para estar cavando o solo que estava congelado
Após os reparos ter sido concluídos, imagens do local foram divulgadas, e mostravam fitas de marcações dos conduítes, com a cor laranja, e estão localizadas debaixo da terra sobre os cabos no subsolo.
Após concluídos os reparos, os técnicos da Telus divulgaram imagens do local, mostrando as fitas de marcação dos conduítes, de cor laranja, que ficam enterradas sobre os cabos no subsolo, “ornamentando” a represa dos castores.