Na tarde desta quarta-feira o Instituto Butantan anunciou que foi dado o início à produção da ButanVac, está vacina contra a covid-19 é totalmente brasileira. Até o momento a Anvisa (agência Nacional de Vigilância Sanitária), não autorizou os testes clínicos em humanos.
Segundo o Butantan, o 1º lote do imunizante terá 1 milhão de doses será produzida no Brasil, nenhuma matéria-prima será trazida de outros países. Está informação foi dada durante uma coletiva de imprensa, pelo governador de São Paulo, João Doria, junto ao presidente do instituto, Dimas Covas.
Na 1ª etapa de produção da vacina ao todo serão fabricadas 18 milhões de doses e poderão ser aplicadas até a metade de junho.
No início desta semana a Anvisa enviou um pedido de informações e documentos científicos para o Butantan, e até o momento não foi apresentado. O prazo dado é de 120 dias para o instituto estar apresentando os dados.
Segundo o órgão responsável pela Vigilância Sanitária do país, o pedido de autorização para estar testando a vacina ButanVanc em humanos esta incompleta, sendo impossível de autorizar pesquisas clinicas, pois, não atende os requisitos técnicos necessários.
Foi afirmado pelo Butantan, que ”manterá contato com o órgão regulador para viabilizar os esclarecimentos necessários para o seguimento do processo de autorização dos estudos clínicos de fases 1 e 2 da Butanvac”