Nesta sexta-feira (07) foi anunciado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com a retirada de aparelhos irregulares do mercado, um recorde foi batido.
Durante uma fiscalização realizadas no primeiro trimestre de 2021, a Anatel retirou de circulações 600 mil dispositivos, e isto superou o número de aparelhos apreendidos totalizando 542 mil aparelhos que foram encontrados no ano de 2020
Está ação faz parte do Plano de Ação de Combate á Pirataria, e isto acontece junto com a Receita Federal, envolve estar encontrando aparelhos eletrônicos que não foram aprovados para ser vendidos no país e sendo considerados piratas.
Os aparelhos que são comuns de caírem nestas fiscalizações são TV boxes, baterias de celular moderms e desbloqueadores de TV por assinatura. Segundo a Anatel, os equipamentos que são apreendidos, após serem regularizados eles podam estar retornando ao comércio. Isso tudo se torna importante para a proteção do consumir, pois, isto chega a levar aos aspectos de segurança.