Já foi anunciado que o filme Velozes e Furiosos 9 está próximo de seu lançamento, após Taiwan ser referido como um país pelo ator John Cena, foi preciso que ele pedisse desculpas. Durante uma entrevista o ator disse: ”Taiwan será o primeiro país a assistir ao filme”.
Os fãs chineses que viram o comentário, exigiram uma retratação do ator. Na China Taiwan é motivo de muita polémica, mesmo que tenha seu próprio governo, a capital Pequim pretende retornar o controle do local. Qualquer tentativa diplomática deve ser reconhecido que Taiwan se torna uma nação ofensiva para o governo chinês.
O Twitter da China, mais conhecido como Weibo, foi atualizado pelo ator nesta terça-feira (25) para enviar um pedido de desculpas. No vídeo publicado o ator admite seu erro e foi afirmado por ele que respeita o povo da China. O vídeo tem até o momento mais de 2,5 milhões de visualizações na rede social.
21 de maio foi estreado na China o filme, e já conseguiu arrecadar mais de US$ 148 milhões (equivalente a R$ 784 milhões) em bilheteria. No filme John Cena é Jakob Toretto, que é um ladrão e assassino e consegue descobrir que Dom, interpretado por Vin diesel, é seu irmão e também tem Mia, interpretada por Jordana Brewster como sua irmã.
O longa dirigido por Justin Lin, será lançado de forma escalonado ao redor de mundo, nos Estados Unidos está previsto para ser estreado dia 25 de junho. Já no Brasil o filme está previsto para ser lançado dia 22 de julho. O longa não será em plataformas de streaming e apenas os cinemas terão o privilégio.