Nesta quinta-feira foi anunciado pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) que no ano que será enviado para a superfície lunar um robô que tem um modelo totalmente inusitado. O robô terá um tamanho de uma bola de beisebol e será uma espécie de ”transformer”.
A missão do robô é analisar dados sobre a poeira lunar, ele será fabricado pela empresa ispace, e tendo um peso de 250 gramas, e vai chegar até a lua e com ele estará a bordo do módulo de pouso comercial HAKUTO-R.
Se está missão ocorrer como o planejado, o Japão entrará no grupo de países que conseguiram pousar na superfície da Lua, os países que já conseguiram são China, EUA e Rússia. Isso pode ser um grande passo para o programa espacial japonesa mesmo que o robô seja pequeno.
O robô-bola será feito como?
O BB-8 de Star Wars com a ajuda de indústria de primeira linha será embalado com equipamentos científicos. Está sendo desenvolvido a tecnologia de imagem pela Sony e a Takara Tomy, fabrica de brinquedos, irá miniaturizar os equipamentos fabricados para ser encaixado.
O robô-bola irá coletar dados no sentido de precursor para que em 2029 um rover robusto da Toyota pressurizado e também tripulado por humanos da agência espacial japonesa consiga pegar as entradas lunares.
Na quinta-feira (27) foi divulgado um comunicado à imprensa, foi esclarecido que: ”os dados a serem adquiridos pela empresa se destinam a melhorar a precisão do projeto, a operação automática e a tecnologia de direção do rover pressurizado tripulado, atualmente em pesquisa na JAXA”.