Nesta terça-feira (1) foi anunciado pela Secretaria dos Transportes metropolitanos do Estado de São Paulo que agora As compra de passagens poderão ser compradas pelos usuários através de via PIX ou WhatsApp.
A tecnologia usada será o QR Code e será deixado de usar o antigo que é bilhete magnético. O principal objetivo desta mudança é para ter facilidade para os passageiros conseguirem comprar passagens estando em qualquer lugar e usar o bilhete que está na tela do smartphone.
Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitados, explicou que: ”Uma das vantagens da implantação do Bilhete Digital QR Code, que já é aceito para embarque em todas as estações da CPTM e Metrô, é o aumento da capilaridade de canais de vendas e meios de pagamento. Neste primeiro momento, o piloto de vendas por WhatsApp começa com pagamento exclusivo via PIX, mas já temos previsto para os próximos meses a ampliação também para pagamento com cartão de crédito”.
Para estar utilizando o recurso é preciso adicionar o número (11) 3888-2200, e pedir atendimento e seguir as orientações que serão enviadas. Poderá ser comprado pelo usuário um bilhete por vez, com o limite de quatro por dia. Foi afirmado por Baldy que com o QR Code leva apenas 40 segundo para ser liberado para o usuário que pode ser salvo na galeria de fotos o dispositivo. No email será enviado o bilhete para mostrar o pagamento.