Acaba de ganhar um novo capítulo a disputa entre o Congresso dos Estados Unidos e algumas das maiores empresas do mercado de tecnologia.
Os parlamentares democratas e republicanos apresentaram cinco novos projetos de lei antitrustem e eles são destinados contra a Amazon, Facebook, Alphabet/Google e Apple. O principal objetivo é fazer com que esses conglomerados sejam impedidos de fazer mais fusões e sejam chefes de serviços e produtos que atrai conflitos de interesse.
No momento a mais agressiva do pacote é a ”Ending Platform Monopolies Act”. Foi apresentada pela deputada Pramila Jayapal, a lei que poderia resultar na obrigatoriedade de que as gigantes sejam fragmentadas. De acordo com o texto, as plataformas não poderiam ser mantidas pelas companhias, que estão operando por segmentos diferentes. E por conta disto o WhatsApp teria que ser vendido, e o YouTube se separar da Alphabet, por exemplo.
Conforme outros projetos, as empresas iriam ser impedidas pelo ”American Innovation and Choice Online Act” de privilegiar o próprio serviço e de prejudicar as outras.
O ”Platform Competition and Opportunity Act” pretende impedir que magnatas da tecnologia faça aquisições, caso fique provado que isto foi feito para que concorrentes sejam enfraquecidas.
Até o momento as empresas não comentaram a movimentação, mas irão de opor discussões. Uma longa investigação foi realizada pelo Congresso dos EUA, relacionado ao domínio das empresas.