Nesta quinta-feira (17) foi lançado para o espaço, um foguete tripulado com três astronautas, e eles irão construir a Estação Espacial Chinesa. Às 9h22 no horário local, foi realizado a decolagem do foguete Longa Mancha-2F, no deserto de Gobi, e conseguiu chegar até a órbita em 10 minutos. E missão tripulada conseguiu acoplar com êxito total.
A meta é fazer com que os astronautas consigam passar três meses e no primeiro módulo da estação Tiangong, que tem uma vida útil de 10 anos no espaço. Lá serão feitas, ”caminhadas espaciais”, experiências científicas e também a instalação de dois módulos adicionais pelos três astronautas. Os primeiros que irão viver na estação chinesa são Tang Hongbo, Haisherg e Liu Boming. Imagens da missão ao vivo, foram transmitidos pelo canal CCTV.
Em cinco anos, está primeira vez que a China realizou um lançamento para uma missão tripulada. Isso é mais um embate entre o país e os EUA, que atualmente então passando momentos de tensão diplomática. Isso que a presença de astronautas chineses na Estação Espacial Internacional (ISS) foi proibida.