Segundo informações de um insider do portal ‘Walking Cat’ que compartilha rumores da Microsoft, o Windows 11 não ficará limitado ao material do Bing e terá suporte para o widgets de terceiros. E de acordo com um perfil do usuário do Twitter, apenas com o suporte para widgets da companhia, o sistema operacional será lançado, mas após o lançamento, acontecerá a edição de extensões third-party.
Windows Widgets will be 1st-party only initially, with 3rd-party support comes later. https://t.co/2qPeJq6Ydm
— WalkingCat (@_h0x0d_) June 20, 2021
Na semana passada foi vazado uma build do Windows 11, e com isso vários usuários perceberam que dentro do explorador de arquivos e no visualizados de tarefas existem widgets. Mas foi possível ver que o recurso estava restrito à exibição de notícias relacionadas ao tempo.
A informação é que após o lançamento do sistema, irá ter suporte para extensões third-party, caso isto realmente aconteça. Foi dito pelo engenheiro que o widgets só consegue exibir conteúdos servidos pela própria Microsoft, e que não tem APIs para terceiros.
Not seeing any indication that Widgets in Windows 11 will have an API or support third party extensions. It appears to just be a vehicle for serving MSN feeds and forcing users into Edge (ignoring your default browser). i.e. another form of News and Interests from Windows 10. pic.twitter.com/v2GuR6mBGp
— Rafael Rivera (@WithinRafael) June 16, 2021
Com o suporte para widgets third-party, iria ter as possibilidades de customização das informações ampliadas para os usuários, que pensa antes de estar desabilitando este recurso imediatamente.