Em uma nota oficial a OnePlus admitiu nesta quarta-feira (7), que a performance de aplicativos populares do OnePlus 9 serão diminuídas, como, por exemplo, o Chrome, e para aumentar o tempo de vida das baterias é preciso restringir o uso de recurso da CPU. Após a AnandTech realizar testes foi surgido um comunicado onde mostra que o desempenho não condizente com os outros dispositivos que estão utilizando Snapdragon 888.
Foi informado pelo representante da mara chinesa de smartphones ao portal XDA Developers: ”Após o lançamento do OnePlus 9 e do OnePlus 9 Pro em março, alguns usuários nos informaram sobre áreas que podem melhorar as baterias dos nossos dispositivos. Com base nesse feedback, o nosso time de pesquisa e desenvolvimento trabalhou nos últimos meses para otimizar a performance de vários aplicativos populares”.
O comunicado alega a que a velocidade de ”alguns aplicativos de benchmark” pode vir a ser impactada, mas como foi mostrado nos testes o uso de diversos apps foram prejudicados. A publicação relata que ”Se eu o colocar ao lado de um Galaxy S21 Ultra ou um Xiaomi Mi 11 e prestar atenção, percebo que o OnePlus 9 Pro é menos responsivo”.
It's disappointing to see OnePlus handsets making performance decisions based on application identifiers rather than application behavior. We view this as a form of benchmark manipulation. We've delisted the OnePlus 9 and OnePlus 9 Pro from our Android Benchmark chart. https://t.co/G40wmWeg7o
— Geekbench (@geekbench) July 6, 2021
A experiência do usuário não deve ter uma grande diferença afirmou o site. Confessou que ”Além do impacto na velocidade de navegação, não percebi a discrepância de performance imediatamente”.
Nesta terça-feira (6) foi divulgado pelo Geek Bench que o OnePlus 9 foi removido do banco de dados de teste. O site informou que ”Vemos isso como uma forma de manipulação de benchmarks”.