O helicóptero Ingenuity teve sua missão estendida em Marte, e assim o equipamento vem trazendo muitos dados que são precisos à equipe do rover Perseverance. Na semana passada (5) foi realizado várias fotos durante o nono voo do drone, e essas imagens são consideradas ”intrigantes” pela equipe da NASA.
Com as fotos que são enviadas pelo Ingenuity é possível estabelecer insights inéditos sobre a extensão de camadas de rocha, e essas formações também podem ser usados como uma cápsula de tempo, e assim conseguindo descobrir de forma mais concreta as mudanças de climas. Durante esse voo também foi possível registrar alguns obstáculos presentes na cratera de Jezero.
As imagens foram tiradas a cerca de 10 metros de altura, e elas foram realizadas coloridas pelo Ingenuity e assim é possível ver detalhes mais precisos do que os do orbitador Mars Reconnaissance, as fotos são usadas para estabelecer rotas a serem seguidos. Já a câmera do orbitador, a HiRISE, a partir de um metro de diâmetro consegue detalhar as rochas.
No site da NASA foi divulgado um comunicado, e foi explicado por Ken Williford, cientista do projeto Perseverance, que ao o rover se aproximar de um local ”obtemos imagens em escala do solo que podemos comparar com imagens orbitais”. E com a ajuda da aeronave é possível ter imagens em escada intermediária.
O Ingenuity conseguiu dar um show de imagens que foram tiradas em alta resolução, e assim mostrando os relevos marcianos, esses lugares são chamados de ”Raise Ridges”, como cumes elevados. Essas regiões que tem muita areia é algo que preocupa muito os motoristas do rover.