No último sábado (24) foi realizado com sucesso o 10º voo do helicóptero Ingenuity, e esse foi considerado o mais desafiador da missão até o momento. De acordo com a NASA e drone ficou no ar por 3 minutos e sobrevoando o local ”Raised Ridges” localizada na cratera de Jezero.
A aeronave atingiu um novo recorde voando 12 metros de altura e conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorridos. O Ingenuity passou por dez pontos diferentes, e assim a equipe teve um conhecimento melhor sobre a formação rochosa.
Durante o voo foram realizadas uma série de fotos do local, e assim irá permitir que os especialistas da missão consiga mapear a área. A NASA pretende enviar o rover perseverance até o local futuramente, para que as rochas sejam olhadas mais de perto.
O local que foi visitada pelo helicóptero é considerada ”intrigante” pelos cientistas, e as fotos que foram tiradas por ele equipamento serão analisas. E nesse momento o drone está no sétimo locar de pouso em Marte.
O drone entrou em ação o dobro de vezes do que a NASA planejou com esse seu 10ª voo. Após a equipe conseguir ter a certeza que ela estava em boas condições, decidiram estender a missão da aeronave.
No helicóptero Ingenuity foram realizadas atualizações no software de voo. E com isso houve melhora em sua capacidade de se movimentar pelo ar, e também a captura de imagens em cores foram melhoradas.