Uma operação foi realizada na última terça-feira (3) pela Receita Federal e junto a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e no Porto de Santos, litoral de São Paulo, conseguiram apreender cerca de 20 mil aparelhos de TV Box piratas. De acordo com a Receita Federal no total são R$ 12 milhões em aparelhos.
Durante a operação foi observado que os aparelhos eram desbloqueadores de TV via satélite, e esses dispositivos vieram de fabricar já modificados para receber sinal de canais de TV por assinatura.
Segundo a Receita Federal está pratica é considerada ilegal, pois empresas de telecomunicação podem ser afetadas e além de trazer risco de segurança. Redes de celular podem sofrer com chiques, interferências e explosões por causa desses dispositivos por não seguirem diretrizes da Organização Mundial da Saúde.
A receita avisa que brechas de segurança podem surgir por causa desses aparelhos, e informações financeiras, imagens, dados pessoas e vídeos podem ser expostos. As operações da Anatel junto com a Polícia Federal e a Receita já conseguiu atingir esquemas de produtos pirateados.