Segundo o Financial Time o Google anunciou que a proteção dos seus usuários do Android estão sendo aprimoradas para que durante a navegação, não sejam rastreados.
Uma opção adicional para exclusão foi criado pelo Google, e permite que a ”Ad ID” uma identidade de publicidade seja usado pelos usuarios para que eles desativem anúncios personalizados.
Na quarta-feira (2) em um e-mail para desenvolvedores foi anunciado a alteração. A empresa afirmou que ”quer dar aos usuários mais controle sobre seus dados para maior segurança e privacidade”, e em sua pagina de suporte para IDs já foi colocado a interface API Advertising ID.
No Android já é possível optar por não receber os anúncios personalizados. Para não receber anúncios basta acessar o aplicativo Configurações, e ir na aba do Google, após isto só selecionar a opção ”Anúncios”. O bloqueio consegue ser contornado pelos desenvolvedores.
Mas com o novo update, este ”drible” não será mais efetuado pelos desenvolvedores, e as pessoas que usar a opção pela exclusão, foi garantido pelo Google que receberão ”uma string de zeros em vez de um identificador”.
Segundo a pagina de suporte da empresa, a nova política será realizado em fases. Até o ”final de 2021” quem tiver o Android 12 vai receber a atualização, já para os outros dispositivos apenas no início do ano que vem.