Foi confirmado hoje (03), pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), que os ataques de ransomware receberam prioridades de investigação que tem o de ataques de terroristas no país. A mudança ocorreu após os EUA chegaram a pagar US$ 5 milhões aos cibercriminosos.
John Carlin, procurador-geral, afirmou que esta mudança é feita para descobrir qual são as origens dos ataques e conseguir rastrear os casos, ”independentemente de onde possam ser encaminhados neste país”.
O procurador explicou que: ”Para você poder fazer as conexões entre os atores e trabalhar para interromper toda a cadeia (…) Para garantir que possamos fazer as conexões necessárias entre os casos e investigações nacionais e globais, e para nos permitir desenvolver um quadro abrangente das ameaças à segurança nacional e econômica que enfrentamos, devemos aprimorar e centralizar nosso rastreamento interno”
Segundo o procurador, os Estados Unidos já utilizaram ”esse modelo em torno do terrorismo, mas nunca com ransomware”.
Este movimento não é considerado algo inesperado, pois isto vários países do mundo são atacados cada vez mais pelo cibercriminosos, e acaba se tornando algo muito comum.
Oque é Ransomware?
Ransomware é um vírus muito perigoso, que após uma máquina ser infectada por ele, os arquivos que estão nele serão bloqueados, e os cibercriminosos pedem dinheiro em troca da recuperação dos dados sequestrados.