Se você é do tipo de pessoa que detesta ficar andando por aí com mais de 5 documentos na bolsa e na carteira, essa novidade é pra você! Anunciada pelo governo nesta tarde, a carteira de identidade (o famoso RG) mudou, e como o esperado, foram feitas algumas modificações que são no entanto muito úteis, entre elas: o tamanho da carteira (para que possa caber em todos tamanhos de carteiras masculinas e femininas) e poder carregar exatos 12 dados de diferentes registros, dentre eles:
- PIS-Pasep
- CPF
- Carteira de motorista
- Carteira de trabalho
- Cadastro Nacional de Saúde
- Identidade profissional
- Título de eleitor
- Tipo sanguíneo
Para receber este “privilégio” é preciso levar os documentos originais na hora de renovar o RG ou fazer sua primeira via.
A autenticidade via QR Code
Para que o documento possa ser autenticado, a proposta de QR code no interior do documento é essencial, já que o número de burlamentos e falsificações apenas vem crescendo no país.
Quando e Onde o novo documento poderá ser feito?
A proposta é abraanger todos os estados nacionais brasileiros até 2020 (ano que vem), mas por enquanto os únicos estados que terão este privilégio serão: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.