Desde ontem, sexta-feira (20), executivos da Apple e do Facebook estão em uma constante discursão. Em uma carta enviada para grupos privados de interesses da Apple, Jane Horvath (Diretora global sênior de melhoria e de privacidade da Apple), disse que o Facebook “tenta coletar o máximo de dados que possível” das pessoas que usam a rede social. O que fez que ambas as companhias começassem a trocar acusações.
O iOS 14, recebeu o App Tracking Transparency (ATT), onde existe mecanismos de privacidade, que são extremamente importantes para melhor segurança e dar maior controle sobre informações pessoais dos usuários da Apple. E com isso a empresa continua reafirmando o compromisso e valores da companhia.
“Os executivos do Facebook deixaram claro sua intenção de coletar o máximo de dados possível em sua própria plataforma e fora dela, para desenvolver e monetizar detalhados perfis de seus usuários”, escreveu novamente Jane Horvath em outra carta.
O Facebook logo sofre em questão de lucros, que também estão a procura de um usuário com um perfil completo, com a intenção de vender para patrocinadores. Com isso, a Apple usou o Facebook, como argumento para o desenvolvimento de mecanismos de privacidade.
“E tornar quase impossível que competidores utilizem as mesmas informações”, foi o que o Facebook disse sobre a Apple que usa sua liderança no mercado para lucrar. “Eles afirmam que é sobre ‘privacidade’, mas é apenas sobre lucro”, adicionou a empresa.
O ATT, está sendo esperado para chegar nos dispositivos da Apple no ano de 2021. Não existem informações suficientes para levantar opiniões de quem saiu bem nessa história.