A Apple e Spotify estão em negociações sobre a possível ativação do Siri para tocar músicas, álbuns e listas de reprodução do principal serviço de assinatura de música. Um novo relatório da The Information confirma que o Spotify estaria aproveitando os novos recursos que a Apple está introduzindo no iOS 13 e iPadOS 13, que permitem que outros aplicativos estejam em pé de igualdade com o Apple Music ao fazer solicitações de música através do assistente de voz Siri da empresa. Se o Spotify aproveitar as novas ferramentas, você poderá reproduzir músicas sem precisar abrir o aplicativo no iPhone ou no iPad.
A integração pode ser um sinal de progresso entre as duas empresas que se aproximaram de uma forma mais aquecida do que nunca no ano passado. Em março, o Spotify apresentou uma queixa antitruste na UE que acusou a Apple de prejudicar serviços de terceiros que competem com seus próprios aplicativos. Entre outras queixas (como a taxa de assinatura da Apple), o Spotify apontou a compatibilidade com o Siri como um recurso conveniente que a Apple reservava para seu próprio serviço Apple Music.
Ambas as empresas criaram sites para apresentar seus respectivos argumentos. O Spotify tem a sua página “Tempo para jogar justo”, e a Apple respondeu a isso com uma defesa pública demorada das políticas e práticas da App Store. A empresa também tentou apontar falhas nas acusações do Spotify.