Foi encerrado a fabricação do modelo A3 Sedan no Brasil pela montadora alemã Audi. Este modelo era fabricado na região metropolitana de Curitiba no parana. Agora tem apenas 30 unidades para ser comprado na concessionária.
A empresa alemã não desistiu de fabricar o modelo no Brasil, apenas estão pensando no assunto, para pensar de deve ou não retornar a montar. Estudos foram feitos para que possa ser feito uma nova linha para ser montando em São José dos Pinhais no paraná, apenas esperando aprovação.
A fabricando tinha confirmada o encerramento da montagem do A3 Sedan em dezembro. Segundo a empresa o governo deve R$ 289 milhões de créditos IPI para às três alemãs premium que foram as que abriu a linha de montagem no país, como parte do programa Inovar Auto.
O início foi em 2012 onde a presidência era de Dilma Rousseff, e foi prometido um retorno financeiro para as montadoras que instalasse fabricas e também centros de pesquisas mais até o momento não houve o retorno.
Lembrando que não só a Audi, como também as empresas BMW e Mercedes-Benz estão esperando retorno do governo, que o prazo era de 5 anos.
Não só a Audi como também as outras empresas, Ford e Mercedes-Benz fecharam suas portas no Brasil. A primeira empresa a suspender sua montagem foi a Mercedes-Bens em janeiro de 2021, e a segundo foi a Ford a fechar suas fábricas.
Não é a primeira vez que a Audi suspende a montagem de carros no país, entre 2006 e 2015, foi suspensa a fabricação de carros. A fábrica localizada em São José dos Pinhais agora vai ser utilizada pela empresa Volkswagen.