Foi noticiado nesta sexta-feira (26) pelo Washington Post, que uma grande bola de fogo, que iluminou os céus de Portland e de Seattle nos EUA, e isso deixou moradores do noroeste do pacífico, assustados na noite de quinta-feira (25). As pessoas que estavam nas praias de Oregon, conseguiram registrar a bola de fogo passando, e explodindo em vários pontos de luz.
Vários usuários do Twitter e do Facebook, publicaram as imagens registradas do acontecido. Muitas perguntas foram feitas sobre o fenômeno como ”será que foi um acidente de um avião, ou um ataque de mísseis”.
O astrônomo do Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, chamado Jonathan McDowell, explicou o fenômeno, e segundo ele a bola de fogo se tratava de um segundo estágio do foguete Falcon 9 da SpaceX, que estava reentrando na atmosfera da terra. Estava programado, para que o equipamento desacelera-se e explodisse no sul da Austrália
Foi explicado no Twitter pelo Jonathan, que o segundo estágio do Falcon 9, que foi lançado para uma missão de levar 60 satélites Starlink para órbita, mas houve falhas ao fazer a queimadura de órbita, e o equipamento orbitou à terra por 22 dias, e reentrou na atmosfera na manhã desta sexta-feira.
Foi garantido pelo Serviço Meteorológico nacional em Seattle, que o retorno do equipamento, não iria colocar vida de pessoas em risco ou gerar danos na região, segundo publicação no Twitter.
Os foguetes Falcon 9 da SpaceX, do bilionário Elon Musk, são projetados para que, o primeiro estágio do foguete, possa estar pousando na terra, sem nenhum problema, mas os demais estágios, são programados para estar fazendo algumas manobras, e acabar virando um lixo espacial, e reentrando na atmosfera possa ser queimado.