Uma nova pesquisa comprovou que cães treinados conseguem identificar até 90% dos casos de Covid-19 mesmo as pessoas que são assintomáticos. Os cientistas da London School of Hygiene & Tropical Medicine são os responsáveis por desenvolver o projeto.
Os resultados das pesquisas estão dando positivo, e mostrando que os cães são capazes e podem ser usados para identificar o coronavírus. Com os dados de um estudo francês, foi descoberto que o vírus pode ser reconhecido até 97% de precisão pelos animais.
Para realizar os testes, os cientistas utilizaram mascaras faciais e outras peças de 200 pacientes que estavam infectados com a covid-19. Esses itens tiveram que ser farejados por seis cães, eles tiveram que identificar as peças infectadas.
Mesmo se doença for causado por diferentes variantes os cachorros são capazes de identificar a doença. Os cães treinados apontaram que os itens das pessoas assintomáticas.
Os animes com isso pode ter um papel muito importante em lugares como eventos ou aeroportos para identificar o vírus, mas para não eles não sinalizarem falsos positivos terão que ser bem treinados.
O coautor do estudo, James Logan, disse: ”Os cães são significativamente mais rápidos do que outros testes. O que sugerimos é que eles participem de uma triagem inicial e, em seguida, a pessoa identificada como positivo deve realizar um teste de PCR complementar”.