Somente no primeiro semestre deste ano, foram apreendidos pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) cerca de 1,5 milhão de dispositivos eletrônicos que estavam irregulares. No novo portal da agência sobre o plano de ação de Combate à Pirataria (PACP), estará todos os dados sobre o assunto.
Esta ação está sendo realizada junto com a PF (Polícia Federal), e foi registrado um grande aumento de produtos irregulares. Segundo a Anatel darão continuidade com parceria com o PACP para lutar contra a pirataria no Brasil.
De acordo com a Anatel, portos, aeroportos, centros de distribuição dos correios e couriers esses lugares são onde a maior parte das apressões ocorre e totalizando em mais de 1,2 milhão de produtos. Durante ações de fiscalização em lojas que trabalham com equipamentos de tele comunicação, os 235 mil restantes tiveram que ser retirado,
No total de equipamentos irregulares são 349 mil em equipamentos de radiação restrita, e os outros são fones de ouvido, teclados sem fio, caixas de som, relógios inteligentes, mouses sem fio, microfones. E 343 mil são celulares ou outros acessórios e 239 mil set-tol boxes e carregadores de bateria foram 322 mil.
Segundo a Anatel alguns produtos têm a possibilidade de voltar ao mercado, pois uma parte está em processo de regularização. Caso o aparelho não seja regularizado pode ser devolvido à origem ou ter dado perdimento.