Foi anunciado em outubro de 2021, a nova rede social criada pelo próprio ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O aplicativo Truth foi lançado na App Store nesta segunda-feira (21).
A plataforma havia sido criada com o propósito de poder combater “a tirania das Big Techs”, pois anteriormente, Trump tinha sido banido de muitas outras plataformas por divulgar fake news e também discursos de ódio.
As coisas tornaram a piorar após Trump utilizar a rede social para deixar as pessoas com uma certa desconfiança no sistema eleitoral dos Estados Unidos.
Logo, fez com que fosse gerado a invasão do Capitólio, que ocorreu no dia 6 de janeiro de 2021, na sede do Congresso Americano. Nesta data, Trump já havia sido restringido às 12 plataformas.
Na época, o bilionário Elon Musk havia recebido um pedido de Donald Jr., filho de Trump, que construísse uma rede social para seu pai, porém a sua solicitação foi ignorada.
Contudo, ninguém aceitou seus pedidos. A própria empresa do ex-presidente, Trump & Co., tomou a decisão de desenvolver a própria plataforma.
?
Em dezembro do ano passado, foi recebido US$ 1 bilhão (R$ 5,1 bilhões) pela Sociedade de Aquisição de Propósito Específico (SPAC). Este dinheiro veio através de investimentos realizados pelos apoiadores de Trump e assim, fez com que sua plataforma fosse financiada.
No mês passado, haviam surgido diversos rumores relacionados ao lançamento, porém a sua versão beta foi liberada para apenas 500 usuários na plataforma.
Após o seu lançamento oficial, diversos seguidores de Trump estão afirmando que a plataforma está sendo um “sucesso”. Porém, até o momento, isso não é uma verdade, pois ainda não há pessoas na plataforma. [́] Para que haja uma prevenção contra possíveis ataques de negação de serviço, os usuários estão sendo mantidos em uma lista de espera, pois anteriormente, a Truth já havia sido alvo de hackers durante o seu período de testes.