Graças aos painéis solares, pode ser gerada energia através do sol, porém foi descoberto nos Estados Unidos por engenheiros da Universidade de Stanford uma nova forma de gerar eletricidade através dos mesmos.
Com a radiação do sol é gerada a energia solar e isso ocorre através de células solares que estão presentes no painel solar. As placas solares são feitas por camadas feitas de um material semicondutor como silício fazendo com que haja um fluxo de eletricidade muito alto.
Já o painel solar criado em Stanford contém um gerador termoelétrico que consegue produzir eletricidade através da diferença de temperatura entre o ambiente e a célula fotovoltaica do próprio painel. Fazendo assim possível a captação de energia solar durante a noite!
A energia obtida por esses painéis durante a noite não é muita, mas já se torna possível carregar um dispositivo móvel. Lugares com acesso fácil a eletricidade podem não ver utilidade nas placas solares, já áreas remotas com uma fonte de energia pode trazer olhares diferentes para os novos geradores de energia.
Uma grande vantagem com os painéis feitos pela universidade é que não será necessário haver baterias para o armazenamento de energia, pois os custos de produção e descarte estão presentes principalmente em locais fora da rede elétrica.
De acordo com a revista New Scientist o painel pode vir a ter sua configuração aprimorada gerando mais energia sem ter dificuldades para introduzir o produto ao mercado.