CybersegurançaPrincipais Notícias

Dados de milhares de clientes são expostos após uma falha no Microsoft Azure

Foram expostos milhares de dados de clientes do serviço de computação em nuvem do Microsoft Azure por causa de uma grave vulnerabilidade no seu sistema. Segundo o portal Reuters, nesta quinta-feira (26) a falha havia sido comunicada por um e-mail pela Microsoft.

No e-mail os clientes são informados pela empresa que os cibercriminosos conseguem modificar e apagar os dados que são armazenados no Azure, caso essa falha seja explorada. A empresa afirma também que não foi encontrado nenhum ataque cibernético sobre erro.

Foi descoberta a existência da falha em 2019 pela empresa de cibersegurança ‘Wiz’, e o erro foi classificado como a pior vulnerabilidade em nuvem. Os especialistas da companhia verificaram se é possível ter acesso ao banco de dados do serviço.

Esta falha foi localizada no principal banco de dados da plataforma, o Cosmos DB, que havia recebido há dois anos uma ferramenta de visualização. E em fevereiro deste ano o recurso foi ativado automaticamente.

Explorando a falha, invasores poderiam ter acesso às chaves primárias dos bancos de dados.

Wiz/Divulgação

A empresa Wiz por realizar essa descoberta, recebeu uma recompensa de US$ 40 mil, e de acordo com a empresa cerca de 3,3 mil clientes do Microsoft Azure foram impactados pelo problema. Entre os utilizadores do serviço está a Citriz, ExxonMobil e a Coca-Cola, pois essas companhias utilizam o Cosmo DB para que grandes quantidades de dados sejam gerenciados em tempo real.

O portal afirma também que o porta-voz da Microsoft, logo após a empresa ser notificada pela falha no Azure, ele foi corrigido imediatamente.

Como a Microsoft não consegue alterar chaves primárias, ela pediu em um e-mail, que os clientes alterassem a senha de forma manual para que seja evitado qualquer tipo de acesso indevido.

Fonte: Reuters
Rychards Ferreira
Editor e Colaborador do Portal Twimber

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *