Foi anunciado pelo Google que em pelo menos 100 países já está disponível o YouTube Shorts. Ele já está no ar desde o ano passado (2020), e até o momento apenas alguns países têm acesso à ferramenta de criação de vídeos curtos.
Em 2020 foi lançado a sua primeira versão na Índia. Em março de 2021 está ferramenta foi disponibilizada para os Estados Unidos e só em junho já conseguiu alcançar mais de 6,5 bilhões de visualizações diárias. Já em junho deste ano, o YouTube Shorts chegou no Brasil e a sua versão betá está sendo distribuída de forma gradual pelo globo.
Como uma concorrente do TikTok, o YouTube está tendo que se flexibilizar para conseguir dar conta da demanda dos criadores, e tendo que investir em seus vídeos mais curtos e também nas ferramentas e edição que é fornecida pelo aplicativo. Já a rede social chinesa, TikTok, está correndo e dando o seu máximo para conseguir alcançar a gigante.
Na última atualização do TikTok foi embutido uma opção de linkagem para as plataformas internas e a duração dos seus vídeos também foram aumentadas chegando em até 3 minutos de vídeo.