A empresa de exploração espacial SpaceX é a responsável por fornecer a internet Starlink com a sua constelação de satélites, e a partir de setembro de 2021 deve começar a operar comercialmente a nível mundial.
A data foi confirmada durante uma videoconferência pela Gwrynne Shotwell, presidente da companhia. A executiva afirma que ”Nós já lançamos com sucesso 1.800 satélites ou mais e, uma vez que esses satélites atinjam a sua órbita operacional, nós teremos cobertura global contínua, o que deve acontecer na janela de setembro”.
Lembrando que para que o serviço Starlink opere, é preciso que cada país aprove. Para o Brasil o custo da internet não tem um preço que cabe no bouso: custa US$99 para que seja realizado o cadastro.
Recentemente um problema foi detectado e está relacionado a temperatura. Por conta de uma onde de calor nos Estados Unidos os equipamentos de receptação da marca foram teve um desligamento não programado e fez com que o sinal caísse.
Quem já testou a conexão tem uma impressão positiva, principalmente em lugares que há pouca oferta de rede. Até clientes como a Google Cloud pretende começar a oferecer sinal utilizando os satélites da empresa. Para estar ampliando mais a cobertura a empresa planeja vender os equipamentos para veículo como aviões e caminhões.