A empresa Facebook poderá encerra suas atividades na Europa, depois de uma audiência proibir a transferência de dados dos usuários para os Estados Unidos. Caso essa determinação permaneça, a empresa afirma que não irá conseguir manter seus serviços.
Essa medida foi tomada pela Comissão de Proteção de Dados irlandesa, que também coordena as demais comissões da União Europeia. A implementação consiste em, os dados dos usuários permaneça em seus continentes.
O Facebook relatou que este impedimento inviabilizará seu funcionamento, caso está medida seja tomada outros serviços serão afetados, como o Instagram, que terá o mesmo fim.
Ainda e incerto como acabará esse conflito, já que muitos cidadãos europeus utilizam a rede social e é de grande importância para o governo, caso aconteça poderá causar grandes conflitos políticos.
A empresa se posicionou contra o tribunal irlandês e, por meio de recursos, conseguiu que tal medida seja suspensa até que haja uma disputa legal entre as duas partes.
O Facebook ainda afirma que não teve tempo de se adequar aos pontos pedidos, pois não tiveram conhecimento de tal processo. Empresa ainda acusa o tribunal de imparcialidade, já que será a única prejudicada e empresas de mesmo modelo continuarão funcionando normalmente.
Fontes: Business Insider