Boato é “uma notícia de fonte desconhecida, muitas vezes infundada, que se divulga entre o público”. Se após verificada, a notícia for considerada verdadeira diz-se que o boato foi confirmado e, caso contrário, que ele foi desmentido. Mesmo suspeitando muitas pessoas preferem repassá-la a notícia, porque “vai que é verdade” e “não custa nada compartilhar”.
Hoje em dia muito conhecida por FakeNews, geralmente associado a notícias que tentam se passar por reportagens jornalísticas verdadeiras e que possuem conteúdo falso, impreciso ou distorcido
Alguns problemas de espelhar boatos:
- Boatos espalham desinformação, reforçam crenças erradas, distraem de assuntos importantes e podem influenciar negativamente as opiniões.
- O excesso de boatos leva ao descrédito, tornando frases como “li” e “vi na
Internet” sinônimos de suspeitos, e pode servir para desmerecer notícias sérias.
Como então ficar atento para não ser enganado por boatos?
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou a Cartilha de Segurança para Internet.
Você pode baixar o documento gratuitamente e contém recomendações e dicas para acessar sites e navegar pela rede com segurança. Você irá aprender dicas de combate a vírus e um glossário com os termos que comumente são utilizados na área de Segurança na Internet.