Nesta terça-feira (20), foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o uso emergencial de dois anticorpos para estar tratando paciências com covid-19. Os anticorpos imbevimabe e casirivimabe, são proteínas que foram feitas em laboratórios, que vão ajudar o sistema imunológico a combater o Sars-Cov-2.
Segundo a Anvisa, o medicamento poderá ser usado em pacientes pediátricos (a partir de 12 anos) e em adultos que estão com um quadro moderado da doença. A outra sugestão é que o medicamento pode ser usado em pessoas maiores de 65 ou quem tiver doenças crônicas.
Foi deixado bem claro que os anticorpos serão usados apenas em ambiente hospitalar, mas que não previnem contra a covid-19. Apenas pessoas internadas ou que estão dependendo de aparelhos de ventilação mecânica estarão recebendo os anticorpos imdevimabe e casirivimabe. Mas foi ressaltado pela agência, que pessoas com esse quadro não estarão apresentando melhora após receber estes anticorpos.
Tem algum efeito colateral?
Os anticorpos possivelmente podem ter alguns efeitos colaterais como reações alérgicas aguda, coceira, calafrios rubor e febre. Mas segundo a Anvisa mesmo sendo aprovado, será feito testes de segurança e eficácia dos anticorpos.
A diretora relatora da 6ª Reunião Extraordinária pública da diretoria colegiada, Meiruze Freitas, disse que ”Esse medicamento se torna o segundo anticorpo aprovado pela Anvisa, com indicações de uso especificamente contra a covid 19, e estar reforçando o arsenal terapêutico e enfrentando a pandemia, e fazendo coro com a outras 5 vacinas já autorizadas”.