Nos últimos lançamentos da Apple e da Samsung, muitas reclamações foram feitas pelos clientes, pois, o produto não estava vindo com carregador em sua caixa. O Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), pretende estar fechando um acordo com as empresas, para que elas possam voltar a enviar o acessório de volta para os smartphones.
A secretaria do Ministério da Justiça já teria pedido uma explicação, do porque as empresas fizeram esta mudança, em novembro de 2020. Mas o órgão não aceitou a justificativas que foi dada pelas empresas, caso um acordo não seja feita, ambas marcas serão obrigadas a pagar uma multa estimada a um valor de R$ 10 milhões
Meio ambiente é uma boa explicação?
O motivo de ambas as marcas ter feito essa mudança, foi por questões ambientais. A maça decidiu estar parando de enviar carregadores no lançamento do iPhone 12, e segundo a marca o objetivo dessa mudança é estar reduzindo o lixo eletrônico no meio ambiente. Em março a Apple foi multada em R$ 10 milhões por motivos de ”propaganda enganosa”, pelo Procon-SP, ou seja, a ausência do carregador.
A Samsung deixou de enviar o acessório no lançamento do Samsung Galaxy S21. Mas a empresa conseguiu chegar em um acordo, e decidiu estar oferecendo de graça o carregador na pré venda do dispositivo.