Os efeitos da proibição da Huawei nos Estados Unidos continuam crescendo, agora a empresa chinesa de hardware foi proibida de ser membra da SD Association (grupo comercial que concorda com especificações padronizadas para cartões SD e microSD). Em outras palavras, a Huawei não pode mais colocar suporte oficial para cartões SD ou microSD em seus futuros telefones ou laptops, via 9to5Google.
A SD Association confirmou ao Android Authority que a remoção da Huawei do grupo se deve à ordem executiva de Trump, tornando-se o mais recente golpe para a empresa chinesa sitiada como resultado dessa proibição. Cartões MicroSD e cartões SD continuarão funcionando no hardware Huawei existente, mas ser impedido da SD Association significa que a Huawei não poderá usar os padrões em produtos futuros.
A SD Association também não é a primeira a cortar laços com Huawei: A Google, ARM, Intel, Qualcomm e Broadcom também estão entre as empresas que pararam de trabalhar com a Huawei devido à proibição.
A Wi-Fi Alliance (que estabelece padrões Wi-Fi em toda a indústria) também “temporariamente restringiu” a filiação da Huawei devido à proibição dos EUA, e a Huawei também deixou voluntariamente a JEDEC (um grupo de padrões de semicondutores mais conhecido por definir especificações de RAM), de acordo com um relatório da Nikkei Asian Review. Tudo isso poderia prejudicar seriamente a capacidade da Huawei de produzir hardware, muito menos de competir no mercado de tecnologia dos EUA.