A Hyundai e a empresa-irmã Kia Motors anunciaram nesta terça-feira que estão investindo € 80 milhões (cerca de US $ 90 milhões) na startup de hipercarros elétricos croata Rimac. Em troca do investimento, as montadoras coreanas terão acesso à tecnologia da Rimac. Eles já têm planos de construir um protótipo elétrico de um dos carros de desempenho da marca N da Hyundai, bem como de um veículo com célula de combustível a hidrogênio até 2020.
Não foram divulgados mais detalhes sobre os carros, e não está claro o quão grande é a participação da Hyundai e da Kia na empresa croata.
AS HIPERCARES ELÉTRICAS SELVAGENS DA RIMAC FIZERAM UMA EMPRESA MUITO POPULAR
A Rimac foi fundada em 2009 e ganhou notoriedade por desenvolver dois hipercarros extremamente rápidos chamados Concept_One e Concept_Two. Os projetos desses carros e a tecnologia que os sustenta atraíram muita atenção da indústria. As montadoras britânicas Aston Martin e Jaguar usaram parte da tecnologia da Rimac em seus próprios projetos EV (o Valkyrie e E-Type Zero, respectivamente) e o fabricante indiano Mahindra & Mahindra está alimentando seu hipercarro Pininfarina Battista usando uma bateria fornecida pela empresa croata.
A Porsche, que tem um número de seus próprios veículos elétricos nas obras como parte da iniciativa de eletrificação multibilionária da Volkswagen, gostou tanto da tecnologia da Rimac que comprou uma participação de 10% na startup no ano passado. Até mesmo a companheira de hipercarros europeia Koenigsegg está usando a tecnologia de baterias da Rimac.
A Hyundai e a Kia não são retardatárias quando se trata de carros elétricos. Na verdade, cada empresa colocou um novo SUV elétrico na estrada nos últimos meses, e ambos estão entre os mais capazes – e mais acessíveis – atualmente disponíveis. Mas esses dois VEs (Hyundai’s Kona e Kia’s Niro) compartilham a tecnologia subjacente. Bater na tecnologia da Rimac poderia, presumivelmente, ajudar as duas montadoras coreanas a desenvolverem algo mais adequado às demandas de alto desempenho dos carros da linha N da Hyundai.