No último dia 14 de maio, foi realizado o pouso do rover chinês Zhurong na superfície de Marte, a sonda da NASA que está na órbita do planeta vermelho registrou imagens no equipamento. Nessa quinta-feira (10), foi divulgado uma das fotos que revelou uma vista panorâmica do equipamento que está localizado na região Utopia Planitia.
No domingo (06) a câmera de alta resolução foi a responsável por realizar estas fotos, e ela é capaz de registrar até objetos que é do tamanho de uma mesa no solo de Marte. Ela está acoplada a uma sonda quem foi lançada em 2005 à Mars Reconnaissance Orbiter(MRO).
”São claramente visíveis o que interpretamos como a sonda cercada por um padrão de explosão e o próprio rover um pouco ao sul, depois que ele desceu do módulo de pouso” Foi descrito pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, responsáveis por operar a câmera do MRO.
Na foto é possível ver um terreno ”típico de Utopia Planitia, uma região lisa e quase sem rochas”, foi afirmado pelos especialistas. Os operadores dizem que as curvas brilhantes que aparecem no registro, são formas de relevo eólicas.
O integrante da missão Tianwen-1, a região onde ele pousou será circulada pelo Zhurong para que a geologia do local seja estudada, buscar por sinais de gelo. O equipamento é motivo através de energia solar, e contem câmeras de grande resolução que pode trabalhar por três meses.