A partir de hoje a rede social mais utilizada no momento, o Instagram, vai começar a pedir dados pessoais como RG e CNH para confirmar as informações cadastrais e de identificação de usuários com perfis suspeitos. O objetivo é trazer mais segurança aos outros usuários e diminuir as fraudes causadas como tem ocorrido muito ultimamente.
A detecção será feita e monitorada por meio de robôs e denúncias de outros usuários. Ao se confirmar a suspeita, o Instagram imediatamente solicitará ao usuário que se identifique carregando uma foto de seu documento de identificação.
A medida veio após inúmeras fraudes e crimes cibernéticos serem denunciados por autoridades e usuários da rede social, o último caso que causou repercussão foi o do ‘Homem Pateta’, um homem com nome de “Jonathan Galindo”, que estimulava crianças e adolescentes ao suicídio em todo o mundo.
Se uma conta escolher não confirmar as próprias informações, o conteúdo dela poderá ter a distribuição reduzida, ou a conta poderá ser desativada.
Fonte: Instagram