Após a aprovação do Pentágono, a SpaceX poderá efetuar lançamentos para missões para a Força Espacial dos Estados Unidos com foguetes reutilizáveis. Na próxima quinta-feira (16), na Flórida, está previsto para acontecer a primeira decolagem.
O foguete Falcon 9 é conheci por ele ser reutilizado em vários lançamentos e conseguir retornar ao solo em segurança. Antes por causa de proibição, a startup não podia levá-lo nas viagens contratadas pelos militares dos Estados Unidos.
O vice-diretor de missões do Pentágono Walter Lauderdale revelou durante uma entrevista à CNBC que permitiu que à SpaceX use foguetes reutilizáveis para que cargas fossem lançadas no ano passado. Segundo Lauderdale, está autorização só foi feita após o governo conhecer melhor os ”processos de renovação”.
Na época, a Força Espacial americana junto com a empresa chegaram a uma conclusão de que a autorização irá valer para os dois voos seguintes do programa GPS III. Com está mudança no contrato, os militares estimam que evitar utilizar impulsionador novo a cada missão terá uma economia de US$ 64 milhões.
Próximos lançamentos
Após a autorização dada pelo Pentágono, na quinta-feira será utilizado o mesmo impulsionador que realizou uma missão anterior da Força Espacial, para levar mais um satélite GPS para o espaço.
Lauderdale disse ”Não há outras restrições” e isso se refere ao uso do foguete nos próximos voos pela que são contratados pela unidade. Foi comentado por ele, que está aberto pelo governo à utilização de outros propulsores que são desenvolvidos pela empresa.
Todos os 31 satélites da rede GPS que estão operando atualmente na órbita, serão substituídos pelo programa GPS III. E até o momento foram realizados cinco dos seis lançamentos pela SpaceX, o sexto lançamento ficou a cargo da United Launch Alliance, que é formada pela Lockheed Martin e a Boeing.