Hoje (29), a NASA nos trouxe mais informações sobre o pequeno vazamento de ar na Estação Espacial Internacional (ISS). Depois do rastreamento os pesquisadores acreditam que, por ironia, está localizado onde os astronautas se isolaram: o Módulo de Serviço Zvezda, considerado o coração da parte russa da estação.
Além do vazamento ocorrer no mesmo local que os tripulantes estão, de acordo com as informações de hoje, “parece crescer em tamanho”, embora não mostra risco imediato algum para a equipe. Conforme a NASA, o vazamento representa “apenas um pequeno desvio na agenda da tripulação”.
Both Moscow and Houston Mission Control Centers have been tracking a tiny air leak for several months. A few weeks ago our crew isolated in the Russian segment of @Space_Station and closed as many hatches as possible in order to identify the location of the leak. pic.twitter.com/euJfQ6wuvF
— Chris Cassidy (@Astro_SEAL) September 24, 2020
O desvio incluiu um alerta feito ontem à noite para os astronautas a bordo do laboratório em órbita: Chris Cassidy da NASA e os russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. Os três tripulantes conseguiram coletar dados de toda estação russa, através de munidos de detectores de vazamento ultrassônicos, em complemento ao que já havia sido feito no lado americano, segundo as autoridades da NASA.
A agência russa Roscosmos também fez uma publicação via Twitter na manhã desta terça-feira (29) ratificando que os astronautas Cassidy, Ivanishin e Vagner permanecem seguros. De acordo com os russos, o resultado desse vazamento é de uma redução da pressão atmosférica de 1 milímetro a cada 8 horas.
After a thorough analysis and search of the air leak at the International Space Station, the leak was located in the Zvezda Service Module containing scientific equipment.
The leak is localized in the working compartment of the service module. pic.twitter.com/CUJLuocBDa
— РОСКОСМОС (@roscosmos) September 29, 2020
A Estação Espacial Internacional não é completamente fechado. O complexo orbital, constantemente perde pequenas quantidades de gás para o espaço, e é continuamente repressurizado através de tanques de nitrogênio trazidos pelas naves espaciais de carga que chegam à estação.
Agora novos eventos estão sendo preparados. A astronauta da NASA Kate Rubins e os cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov serão lançados à estação, a bordo de uma nave Soyuz em 14 de outubro, além de quatro tripulantes que irão para visitar a bordo em uma capsula CrewDragon da SpaceX, no dia 31 de outubro.
Também em outubro, Cassidy, Ivanishin e Vagner voltam à Terra, após seis meses na ISS.