Um gigante iceberg está prestes a se soltar da Antártida a qualquer momento. A gigante preda de gelo localizada na Plataforma De Gelo Brunt, irá se soltar em algum momento conforme informações da NASA e da Agência Espacial Européia.
A plataforma, monitorada desde 2019 pela missão Copernicus Sentinel-1, a ESA deu um alerta no início de janeiro, dizendo que um iceberg do tamanho da cidade de Londres poderia se desprender. No dia 12 de fevereiro foi confirmado, a gigantesca pedra de gelo irá se desprender, com risco iminente, e sem previsões de quando isso pode acontecer.
Riscos:
Um dos riscos mais prováveis é a colisão entre um navio e o iceberg, pode também acontecer de a pedra ir boiando até o litoral de algum país, não a como saber se ele terá se liquidificado até lá, mais é a possibilidade.
Por seu tamanho gigantesco, animais como pinguins, ursos polares, entre outros animais do continente, podem ficar no iceberg enquanto ele se desprende, a probabilidade de algum animal morrer depois disso e quase certa.
Fonte: NASA