Uns Nanoesgenheiros da Universidade da Califórnia, em San Diego nos EUA, fizeram uma publicação de um estudo na semana passada (9), que estão implantando roubas inteligentes, que através de movimentos, poça estar gerando energia, para poder levar carga até seus sensores.
Essa roupa esta sendo desenvolvido por Lu Yin e seus colegas. A roupa foi batizada de ”microrrede de vestir”, no vestimento contem células de biocombustíveis que são movidas a suor, supercapacitores para armazenar energia, nanogeradores triboelétricos carregados pelo movimento.
A principal ideia do projeto é, estar juntando todas as peças que são flexíveis, em apenas uma onica rede de distribuição de eletricidade e que possa ser alimentada de uma forma sustentável.
É possível estar extraindo energia do suor através das células a biocombustível, que estão localizados na parte do peito da camisa. Os geradores triboelétricos, que estão localizados perto da cintura, nos antebraços e nas laterais do torso, conseguem gerar energia através de movimentos.
Os supercapacitores localizados fora da camisa, conseguem armazenar eletricidade produzida temporariamente, e também pode estar liberando energia para os aparelhos eletrônicos.
Fazendo uma sessão de 30 minutos, tendo dez minutos fazendo exercícios em bicicleta ergométrica, e tendo 20 minutos de descanso, com esses movimentos, a roupa consegue produzir energia que pode alimentar um LCD de um smartwatch.
O projeto esta sendo coordenado pelo professor Joseph Wang, e segundo ele, o próximo passo é fazer com que a roupa colete energia enquanto a pessoa esta, sentado.